Passo-a-passo para iniciar seu negócio como afiliado (SEM INVESTIR DINHEIRO)

Neste artigo eu, Thiago Regis, vou te dar o caminho das pedras para iniciar seu negócio como afiliado SEM GASTAR DINHEIRO!

Uma das principais dificuldades de um Afiliado iniciante é definir quais estratégias serão adotadas para iniciar seu negócio.

E, diante dessa dificuldade, a primeira coisa a ser feita é pesquisar no google ou nas redes sociais: como ganhar dinheiro como afiliado, ou ainda:

  • O que é afiliado?
  • Como ser afiliado?
  • Como ter renda extra como afiliado?
  • Como ganhar dinheiro rápido como afiliado?

Acertei as perguntas? Pois é, este é o segredo de um milhão de reais (ou mais) que todos os novos afiliados querem descobrir, e meu papel aqui será te direcionar para que faça a estratégia correta em busca dos melhores resultados.

 
 
 

Entendendo o que é um programa de afiliados

Quando você começa a entender o que é um programa de afiliados, percebe que grande parte de tudo que acontece ao seu redor tem algum sistema de afiliados envolvido.

Segundo a Wikipédia, o Programa de Afiliados é:

Programa de afiliados é um serviço de publicidade prestado por uma empresa que aluga e vende espaços publicitários na internet, de modo que o titular do espaço locado é remunerado de acordo com o desempenho da campanha publicitária. Há diversos tipos de programa de afiliados, entre eles: CPC, CPA, CPL e CPM. Wikipédia

Basicamente, um programa de afiliados é uma forma na qual pessoas divulgam produtos de terceiros (ou infoprodutores) em troca de comissão.

Vamos entender o conceito com um exemplo bem simples:

João é expert em criar sites e tinha vontade de fazer um curso para ensinar outras pessoas o que ele sabia. Ele gravou as video-aulas do curso e colocou em uma plataforma de afiliados. Mas, João não sabia vender nem divulgar seu curso.

A Beth trabalha com Marketing Digital a mais de 10 anos. Possui um blog onde fala a respeito de Marketing e possui muitos seguidores nas redes sociais. Ela entrou na mesma plataforma de afiliados que o João e afiliou-se ao curso de criação de site dele.

Feito isso, a Beth divulgou o curso do João dentro do seu blog de marketing e em suas redes sociais e conseguiu efetuar várias vendas do curso do João.

O João, por sua vez definiu uma comissão para cada venda feita pela Beth ou por qualquer outro afiliado.

Resumo: João ganhou bastante dinheiro com as vendas do seu curso e a Beth também ganhou uma baita comissão por ter vendido o curso do João.

Ou seja, para um programa de afiliados funcionar, ele precisa de 2 personagens principais:

1 – AFILIADO

O afiliado é a pessoa com visão inovadora que utiliza-se dos principais meios de comunicação (geralmente os meios online) para auxiliar produtores a venderem seus produtos ou infoprodutos e faturarem comissões com as vendas.

2 – PRODUTOR

O produtor é aquela pessoa que tem conhecimento em algo específico e pretende transformar aquele conhecimento em produto para venda (curso, vídeo-aula, ebook, ou até mesmo produto físico).

Ele disponibiliza seu produto em uma plataforma de afiliados para que os afiliados possam auxilia-lo a vender seu produto, sendo devidamente comissionados por isso.

 
 
 

Diferencial entre as plataformas Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Bem, aqui falamos sobre as principais plataformas de Afiliados existentes no Brasil: Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Vou sintetizar as principais vantagens de cada ferramenta para que você possa fazer a melhor escolha para iniciar seu negócio:

HOTMART

Hotmart é uma das plataformas pioneiras no segmento de afiliados. Suas vantagens são:

  • Programa de Afiliados
  • Informações dos Produtos
  • Variedade de Produtos
  • Plataformas Financeiras
  • Recursos Diversos
  • Plataforma EAD (Hotmart Club)
  • Saques mais rápidos
  • Hotmart Academy

EDUZZ

  • Funil Infinito (ajuda o afiliado a não perder venda)
  • Acesso a lista de clientes
  • Recebimento em 2 dias
  • Menor Taxa
  • Recuperação de Vendas

MONETIZZE

  • Área de Membros Gratuita
  • Atualizações de clique em tempo real
  • Antecipação do recebimento de comissões
  • Recorrência de Produtos

MINHA OPINIÃO

Eu iniciei meus trabalhos como produtor  na Hotmart por conta da variedade e oportunidade de ter mais afiliados vendendo meus produtos, porém em um futuro não muito longínquo, após alcançado minhas metas no Hotmart, entrarei nas demais plataformas para testar.

 
 
 

Conhecendo e testando a plataforma Hotmart

A Plataforma Hotmart é uma das mais completas, com diversas ferramentas, produtores e afiliados.

Segundo a própria Hotmart, eles são uma plataforma EAD especializada em produtos digitais, líder de seu segmento na América Latina, e com vendas realizadas em mais de 150 países ao redor do mundo. … Juntando as três pontas do processo de vendas: Produtor, Afiliado e comprador.

Já comentei sobre as vantagens da plataforma acima, porém falando com a experiência de usuário, senti grande confiança em usar a plataforma devido a todo o suporte técnico que eles dão e também por conta da plataforma ser muito simples e intuitiva de se usar.

 
 
 

Hotmart Academy e principais canais de aprendizado gratuitos.

hotmart-academy-thiago-regis-mkt

Hotmart Academy, nada mais é do que uma “Academia Virtual” onde você aprende TUDO sobre a plataforma, além de algumas dicas super bacanas para iniciar seus trabalhos como afiliado ou produtor.

São dicas bacanas que vão desde empreendedorismo, criação do seu primeiro produto digital, como ser um afiliado, como ser autoridade, dentre diversos outros assuntos super bacanas que você precisa saber para ser um Super Afiliado ou Infoprodutor.

Eu também costumo assistir aos conteúdos de alguns Youtubers que compartilham informações super relevantes sobre afiliados. São eles:

Importante: cuidado ao consumir muito conteúdo. Você pode entrar em um looping e não saber por onde começar, criando expectativas, incertezas e frustrações. Eu vou te direcionar para o caminho correto.

 
 
 

Escolha um nicho de mercado

Dentro de uma plataforma como a Hotmart, você encontrará praticamente qualquer tipo de infoproduto para ser vendido e esse é o ponto inicial onde você deve ter mais cuidado!

Eu costumo dizer que existem dois tipos de nichos de mercado: os que estão em alta e os que você domina.

Nichos e produtos em alta:

  • Dieta 21 Dias (saúde)
  • Fórmula Negócio Online(afiliados)
  • Lead Lovers(marketing)
  • Gerenciagram(redes sociais)

Estes são alguns dos principais produtos em alta neste momento (dia 02/01/2019).

Eu diria que são produtos que estão em alta pois muitos afiliados estão divulgando estes produtos, possivelmente pelo fato de terem uma boa comissão, possuírem uma boa oferta ou mesmo terem um conteúdo altamente relevante.

São boas oportunidades para escolher seu nicho inicial, porém, são infoprodutos que muitos afiliados já estão divulgando, ou seja, sua concorrência será grande.

Nichos que você domina:

Com o que você trabalha? Em qual área você possui bastante conhecimento? Se você é um instrutor em academia e possui alto conhecimento em dieta, treino, emagrecimento por exemplo, sugiro que você trabalhe em nichos relacionados ao seu conhecimento. Será muito mais fácil elaborar estratégias e conteúdos relacionados as áreas que você já atua.

 
 
 

Afilie-se a infoprodutos relacionados ao seu nicho

O mercado de infoprodutos do Hotmart é gigantesco! Parece até uma 25 de Março onde você encontra de tudo (e realmente é assim)!

Você deve procurar por produtos que tenham as seguintes características:

  1. Estejam relacionados ao seu nicho
  2. Possuam uma boa temperatura (aceitação do produto no mercado)
  3. Possuam um bom blueprint (qualificação dos produtos)
  4. Possuam uma boa satisfação (opinião do cliente sobre o produto)
  5. Sejam rentáveis para você (lembrando que, quanto mais caro o produto, maior a comissão porém mais difícil de vender)

Se você está começando agora, sugiro escolher no máximo 3 produtos para afiliar-se. Lembre-se que estamos começando agora e o trabalho precisa ser estratégico (vamos passar horas afiando o machado para derrubar a árvore com uma machadada só)!

 
 
 

Crie um blog, minisite ou landing page

Já definimos a plataforma, já definimos o nicho, já escolhemos os infoprodutos… E AGORA?

Bem, agora existem algumas opções que serão cruciais para seu negócio dar certo:

1 – Criar um blog

Você pode criar um blog onde postará conteúdos relevantes para as pessoas e ofertará o infoproduto junto a estes materiais.

  • Para isso, você precisa:
  • Criar um blog atraente e nichado
  • Definir uma grade recorrente de conteúdos para o blog
  • Estruturar seu blog com SEO para que ele apareça nos mecanismos de busca
  • Compartilhar seus conteúdos em redes sociais, email marketing, whatsapp etc

2 – Criar um Minisite

Os minisites são de alta conversão, totalmente voltadas para venda de um determinado infoproduto.

Elas tem como características principais:

  • Foco em venda
  • Estrutura enxuta e direta
  • CTA’s (Call to Action)
  • Depoimentos
  • Oferta

Este é um exemplo de estrutura que criei para montar meus minisites

Eu criei 2 infoprodutos e 2 minisites, um que ensina as pessoas a criarem Sites em WordPress (AQUI) e um que ensina as pessoas a montagem seus próprios Minisites (AQUI).

Eu monitoro diariamente meus minisites e seus respectivos acessos diariamente, para saber como estão os resultados.

3 – Criar uma Landing Page

Se o seu intuito é criar uma base de e-mails para ir nutrindo eles com conteúdos relevantes até que eles estejam aptos para comprar o seu infoproduto, as landing pages são campeãs nisso!

Através delas você consegue:

  • Pagamento social (você entrega uma informação em troca de dados pessoais, email, telefone etc…)
  • Descobrir mais informações de quem está interessado em seu conteúdo
  • Entrar em contato com estas pessoas
  • Fazer uma venda mais próxima
 
 
 

Gere conteúdo relevante e torne-se referência no seu nicho

Agora o chicote estrala: quem ai é bom em criar conteúdo? E conteúdo relevante? E conteúdo relevante com técnicas de SEO?

É, essa tarefa é o que separa os novatos dos experientes (mas calma, se você é novato eu vou te ensinar a chegar lá no top of expertise)!

Eu também me preocupava muito com a questão de conteúdo pois nunca gostei de escrever nem de ler (e acredite, esse post inteiro está sendo escrito por mim).

A primeira dica que eu dou é aquela dica que todo pai e mãe dá pro seu filho: ESTUDA PRA VOCÊ SER ALGUÉM NA VIDA!

Leia, anote, memorize, escreva, treine. Só assim você vai conseguir otimizar seus conteúdos.

A segunda dica que eu dou é: saiba BEM sobre o assunto no qual está digitando. Não invente informações, não escreva achismos nem fake news.

A terceira dica que eu dou é: foque em informações relevantes. entregue conteúdos que farão as pessoas ficarem de boca aberta, que faça sentido para elas.

A quarta dica que dou é: se você não faz ideia do que é SEO, sugiro você pesquisar AGORA MESMO! (existem cursos no Udemy que custam R$ 19,90 e te ensinam muita coisa sobre SEO).

A quinta e última dica que dou é: se você não tem paciência nem tempo pra escrever, contrate um redator para isso!

Eu possuo um grupo que chamo de Grupo Secreto no facebook onde estou criando uma rede de Redatores, Empreendedores e Afiliados para trocas de experiências, networking e negócios. Se você quiser participar, o link é este aqui: http://thiagoregismkt.com.br/formulario-de-acesso-grupo-secreto/

Enfim, conteúdo é a chave do sucesso seja lá onde você vai inserir seus conteúdos. O conteúdo é como o combustível de uma Ferrari. Sem ele, não é possível fazer essa maravilha andar e encantar todos por ai.

 
 
 

Usando as Redes Sociais como aliadas na divulgação do seu produto

Após criar um baita conteúdo que vai trazer relevância para seu blog, minisite ou landing page, é hora de compartilhar nas redes sociais.

Use com sabedoria os grupos do facebook, seu perfil no instagram, seu linkedin, youtube….

Se o seu conteúdo for bem estruturado e chamativo, com certeza as pessoas irão acessa-lo.

Se me permite uma dica, cuidado na hora de compartilhar no facebook. Não vá com muita sede ao pote. As políticas do facebook estão muito assíduas e se você compartilhar seu link diversas vezes sequencialmente, o link compartilhado pode ser banido e você não conseguirá mais compartilha-lo.

 
 
 

Crie estratégias e metas

Agora que você já sabe tudo isso, comece a criar estratégias e metas para conseguir mensurar o que dá certo, o que dá errado e onde você quer chegar.

Exemplo:

  • Meta: Vender 10 infoprodutos por mês
  • Ex. de estratégia 1: Conteúdo relevante no blog / Compartilhamento em redes sociais
  • Ex. de estratégia 2: Landing Page / Compartilhamento em Redes Sociais e Whatsapp
  • Ex. de estratégia 3: Conteúdo relevante no blog levando para minisite / Compartilhamento em redes sociais e email marketing
  • Ex. de estratégia 4: Vídeo no Youtube com link na descrição para minisite
  • Fim do mês: Ver o que cada estratégia trouxe de acesso x resultados.
 
 
 

Ferramentas Gratuitas para iniciar seu negócio como afiliado.

Separei algumas ferramentas gratuitas que costumo utilizar em meu dia-a-dia de afiliado.

São ferramentas de SEO, Criação, Monitoramento, dentre outras. Acho que vale a pena ter essa caixa de ferramentas na mão se você pretende ser um excelente afiliado.

BAIXE O EBOOK

 
 
 

Conclusão

Comece direito. Estude, analise, pesquise, crie sua estratégia e faça o seu melhor. Dentre esse UNIVERSO de afiliados, tenho certeza que você será diferenciado pelo simples fato de querer fazer BEM FEITO!

Thiago Regis

Thiago Regis

Formado em Design Digital, empreendedor por vocação. Influenciador e mentor em estratégias de Marketing Digital para empresas, consultor e palestrante, atuando em diversos nichos do empreendedorismo, design e marketing digital.

Me siga no instagram!

Deixe um Comentário!

Sobre mim

Formado em Design Digital, empreendedor por vocação. Influenciador e mentor em estratégias de Marketing Digital para empresas, consultor e palestrante, atuando em diversos nichos do empreendedorismo, design e marketing digital.