O guia completo para entregar projetos de sucesso em Web Design

Entenda mais sobre o planejamento do seu projeto de Web Design e como deixa-lo dentro do prazo para uma entrega de sucesso sem conflitos.

Uma fonte comum de conflito em projetos de Web Design são as diferentes perspectivas do resultado final. Se o que será entregue não for comunicado de forma clara e prévia, ao final, haverá frustrações, perda de tempo, atraso no projeto e pior, insatisfação do cliente.

Dessa forma, gerenciar toda a execução do projeto é importante para ter controle de tudo aquilo que está sendo feito, mensurando e antecipando critérios de aceitabilidade importantes para o sucesso.

Neste artigo, vamos entender os passos para entregar um projeto de Web Design bem sucedido e como gerenciá-lo.

 

Afinal, o que são os entregáveis do projeto de Web Design.

Os entregáveis do projeto podem ser conteúdos, ativos de marca, sites ou qualquer outra coisa, mas precisa cumprir alguns critérios, entre eles:

  • Estar dentro do escopo;

  • Ter adesão de todas as partes;

  • Cumprir o objetivo específico.

     

Em geral, as entregas possuem objetivos específicos que esboçam todo o projeto, como documentos, design, maquetes, wireframes e mockups. Para uma entrega ocorrer da melhor forma, pode-se dizer que é necessário sub-entregas, no qual serão de base para todo o projeto acontecer.

Para deixar mais claro, os entregáveis serão itens individuais que ajudarão a cumprir os objetivos do projeto final.

 

Mas por que os entregáveis são importantes no Web Design?

Os entregáveis são úteis para estabelecer as expectativas do cliente. Objetivos claramente definidos deixam mais fácil a determinação do escopo, cronograma e

orçamento do projeto eliminando o risco da equipe produzir o material de forma diferente das expectativas do seu cliente.

Para resumir, as entregas serão o compilado das necessidades e do que o cliente deseja. Mas fique de olho para lembrar do objetivo do projeto, por exemplo: se o cliente precisa migrar dados para a nuvem, os entregáveis poderão ser documentos de treinamento para ensinar os funcionários dele a como usar o novo sistema.

 

Tipos de entregáveis

Dependendo para quem se destina, as entregas serão classificadas como internas ou externas.

● Internas

Esse item torna o processo de construção mais tranquilo e mantém o negócio fluindo. A princípio pode ser um teste de software ou relatórios que alimentam alguns dados.

● Externos

Nesse, as entregas serão itens destinados ao clientes após concluir o projeto. Por exemplo, um protótipo do produto para melhor entendimento de como será.

 

As 4 etapas para definir e gerenciar o projeto final

Gerenciar os projetos pode exigir um grande esforço para lidar com restrições de tempo a fim de trabalhar dentro da viabilidade e do orçamento. Para tornar o processo mais eficiente atente-se em 4 etapas:

Etapa 1: Dividir os objetivos do projeto em partes
Sabemos que você deseja definir datas de entrega antes mesmo de começar o projeto, isso é importante para que tudo saia conforme o prazo e de acordo com as expectativas do cliente.
Para isso você deve compreender totalmente os objetivos do projeto para que consiga mensurar e datar da forma correta. Além disso, após entrar em contato com o cliente com a proposta de desenvolver seu site, já deve ter definido os pontos importantes. Apesar disso, há algumas perguntas ao definir o resultado final:

  • Qual é o objetivo ou meta do projeto?
  • Quais são os elementos constituintes do objetivo geral?
  • Qual é o formato das partes constituintes?
  • Qual a importância dessas partes para o objetivo geral do projeto?
  • Quanto tempo levará para cumprir cada parte dos objetivos do projeto?
  • Quais recursos são necessários para criar cada um desses objetivos menores?

Essas perguntas permitem a divisão das tarefas em partes menores, avaliando cada uma delas. Dessa forma, sua equipe entende e pode relatar o progresso do projeto da melhor forma possível.

Etapa 2: Pesquise os requisitos para cada entrega

A entrega possui dois componentes: os critérios para considerá-la um sucesso e a própria entrega.

Ambos precisam atender a alguns requisitos, como ter a marca do cliente e permitir que os usuários entrem em contato anonimamente. Requisitos incompletos podem levar a extrapolar o prazo e o orçamento, e é tudo o que você não quer, certo?

Para reunir e listar os requisitos que precisa, conte com:

  • Observações do usuário, talvez até mesmo de deficiências identificadas para produtos ou serviços concorrentes

  • Pesquisas, questionários e entrevistas

  • Grupos de foco

  • Protótipos

  • Testes A / B

  • E mais

 

Etapa 3: Identificar as principais métricas para medir a aceitabilidade de cada entrega

Depois das etapas anteriores, chegou o momento das métricas, elas o ajudarão na tomada de decisão e medição do progresso conquistando assim o sucesso do projeto para que tudo ocorra como o esperado.

As métricas podem ser:

  • Orçamento estimado

  • Número de tarefas abertas ou atrasadas

  • Os prazos do projeto e suas entregas menores

Além de ajudar nas decisões, será como base para que você se mantenha atualizado sobre o projeto, e caso seja necessário, poderá dar mais atenção a determinadas áreas que precisam. Nesse sentido, poderão surgir problemas no meio do projeto que precisarão de avaliação para encaixar nas tarefas.

Etapa 4: Planejar a etapa de revisão e aprovação

Ignorar esse fator pode ser determinante na qualidade e satisfação do seu cliente, por isso preste atenção nela. O tempo que levará vai depender de diversos fatores, não se apegue quanto a isso.

Alguns itens a serem agendados nesta etapa podem ser artigos de blog, conteúdos das mídias sociais, vídeos, ilustrações, animações, etc. Apesar disso, alguns textos poderão necessitar de revisão para estarem adequados ao SEO (Search Engine Optimization)

 

Defina e gerencie o resultado final

Quando tratamos de Web Design, entregas bem definidas são importantes para alinhar as expectativas de cada parte. Com isso, formam-se critérios que garantem o sucesso do projeto.

Poderá ser preciso um esforço para defini-los e gerenciá-los, mas é um tempo bem gasto.

E para sua alegria, definir e gerenciar o projeto não será um grande problema. Divida os objetivos em partes menores, pesquise os requisitos para a entrega sair conforme o planejamento, identifique métricas e, logo em seguida, faça o planejamento da revisão e aprovação.

Se você tiver alguma dúvida deixe nos comentários para que a gente consiga te ajudar, combinado? 😉

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email