Fim dos likes no Instagram: Como sobreviver a essa mudança?

Instagram inicia testes para esconder curtidas, reduzir bullying e minimizar a pressão pelo sucesso em influenciadores. Veja 5 dicas para lidar com isso.
 

Em sua última conferência F8 de 2019, foram revelados os testes efetuados pelo instagram para esconder os números de likes em postagens ou apresenta-los apenas a usuários restritos.

O fim dos likes no instagram

Quem utiliza o instagram como ferramenta de trabalho sabe como o ego fica bem alimentado quando uma foto bate um número x de curtidas, comentários e compartilhamentos. Isto se torna ainda mais importante quando ele é utilizado como forma de monetizar algo, vendendo produtos ou serviços.

“Esconder” os likes são apenas uma forma de suprimir essas informações apenas para os donos do instagram, fazendo com que seus seguidores vejam apenas os comentários e saibam apenas que outras pessoas curtiram o post (veja no exemplo abaixo).

Segundo o porta-voz não identificado pelo instagram The Vorge, o objetivo principal dessa ação é “tirar a pressão” do usuário. A rede social é um local onde as pessoas devem se expressar e não um local para concurso de popularidade. Além disso, a ideia também envolve alguns outros recursos como a ferramenta “AWAY MODE” que permite o usuário deixar sua conta suspensa sem precisar deletar (ideal para momentos difíceis como depressão, por exemplo) ou mesmo a função de “cutucar”, que funcionará como um aviso para o usuário que estiver escrevendo alguma mensagem tóxica.

Como isso influenciará meus negócios?

Negócios são feitos de pessoas para pessoas. Não adianta dizer que “MINHA EMPRESA ATENDE PESSOAS”. No final das contas é uma pessoa lidando com outra, entregando um produto / serviço.

Pensando que o Instagram está fazendo isso para otimizar a utilização da rede social, reduzir a disputa por likes e de certa forma forçar o usuário a estar lá pelo simples fato de gerar conteúdo relevante, isso é uma excelente informação para você e seu negócio (desde que você gere conteúdo relevante e não fique mandando apenas mensagens de bom dia e stories de café da manhã).

5 Dicas para lidar com a ausência de Likes no Instagram

Dica 1 – Gere conteúdo relevante

Não adianta ser bonito(a), elegante, tirar boas fotos e vídeos se o conteúdo não for relevante. Ensine pessoas a fazerem algo que elas não sabem, diga coisas que elas precisam saber, troque experiências, traga informações bacanas. É um bom começo para manter-se relevante.

Dica 2 – Deixe seu perfil atualizado

Crie uma biografia de encher os olhos. Diga quem você é, o que você faz, disponibilize o endereço do seu site ou algum link específico de conversão para que as pessoas saibam de fato quem você é e o que você faz.

(Veja meu vídeo sobre como otimizar seu instagram aqui)

Dica 3 – Abuse (com moderação) das Hashtags

As Hashtags são ótimas ferramentas dentro do instagram para pulverizar seu conteúdo para um público que não te conhece ainda. Mas tome cuidado pois usar hashtags demais pode acabar deixando suas postagens com uma cara não tão profissional (ou dar a entender que você está desesperado por novos seguidores)

Dica 4 – Aprenda e coloque em prática

Analisar perfis de concorrentes ou de influenciadores traz grandes ensinamentos do que deve ser feito para alcançar bons resultados no Instagram. Que tal aprender e colocar em prática ao invés de sair postando coisas de forma desgovernada?

Dica 5 – Mantenha uma fluidez

Seja constante no que se propõe a fazer. Se a ideia é fazer um post toda segunda feira com uma dica diferente sobre make, faça e não pare. O grande problema das pessoas é exatamente esse: começar algo e parar por não chegar no resultado.

Ou seja…

Para quem sabe usar o Instagram, mudanças desse tipo vem como ótimas oportunidades de adaptar seus perfis e alcançar novos resultados. Saber o que tem de ser feito E FAZER são os detalhes que farão você conseguir aproveitar essas mudanças no instagram e alcançar seus resultados.

 

Thiago Regis

Thiago Regis

Formado em Design Digital, empreendedor por vocação. Influenciador e mentor em estratégias de Marketing Digital para empresas, consultor e palestrante, atuando em diversos nichos do empreendedorismo, design e marketing digital.

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Sobre mim

Formado em Design Digital, empreendedor por vocação. Influenciador e mentor em estratégias de Marketing Digital para empresas, consultor e palestrante, atuando em diversos nichos do empreendedorismo, design e marketing digital.