Link Bait: aprenda como aumentar o tráfego do seu site

Aprenda como o Link Bait pode auxiliar em seu posicionamento orgânico!

Como criar conteúdos épicos para serem compartilhados?

O universo estratégico de SEO é amplo e diversificado. Qualquer segmento de negócio pode aplicar técnicas de SEO em seu site para melhorar seu posicionamento nos principais mecanismos de busca, tais como GoogleBingYahoo dentre outros.

Entre meta descriptions, Titles, H1’s, H2’s, H3’s, parágrafos, slugs e etc, uma estratégia dentro do Link Building tem ganho bastante relevância: é o famoso Link Bait!

 

O que é o link bait?

Link Bait é uma forma de ter seu conteúdo publicado em outros sites, criando assim uma “conexão” entre ambos o sites e otimizando sua relevância no google.

Ao pé da letra, link bait significa link isca. Essa tradução representa o objetivo principal desta ação: transformar seu conteúdo em algo viral, aumentando o poder de acesso ao seu site, blog, loja virtual etc.

Em épocas de + estratégia e – preguiça (ou, + estratégia orgânica e – investimento patrocinado), o Link Bait é um ótimo aliado na sua jornada pelo posicionamento perfeito dentro dos mecanismos de busca.

O Link Bait pode estar presente em praticamente qualquer coisa onde seja possível inserir um LINK para seu site. Imagens, textos, banners e vídeos são os principais locais para inserção de link bait.

Lembre-se, independente de onde esteja o Link Bait, ele precisa ser definitivamente interessante e atrativo!

Estratégias para o link bait

Vou dar algumas ideias de Link Bait para você conseguir os melhores compartilhamentos:

Link Bait de Novidades

Você pode ser o primeiro site a reportar alguma novidade referente ao seu nicho. Então, assim que você descobrir alguma novidade em seu segmento, insira em seu blog.

(Dica extra: aposte em opiniões diferentes ou em demonstrar “o outro lado” de determinado assunto. Isso pode chamar a atenção!)

Link Bait de Informação

Um site de conteúdos que é referência em determinado assunto tem o poder de prover informações relevantes e, por isso, acaba sendo indicado, compartilhado ou tendo seu link inserido em outros sites.

Use sempre como estratégia palavras chaves como TOP 10, TUTORIAL, DICAS, DESCUBRA. Essas palavras são os “TRICKS” de todo bom e velho título que gera resultados.

Link Bait de Humor

Vamos aos fatos: você compartilha mais conteúdo engraçado do que relevante não é mesmo?

Conteúdo humorístico tem grande tendência a ser viral. Hoje temos bons exemplos de sites que viralizaram e ganharam relevância absurda.

Um bom exemplo é o site do pudim. Você já entrou no site do pudim? rs

Link Bait Polêmico

Polemizar conteúdo na internet tem seus riscos mas pode trazer um boom de tráfego.

Já experimentou falar de política, religião ou qualquer outro assunto que divide massas? As chances de alguém comentar, marcar ou linkar seu conteúdo para usar como exemplo é bem grande.

Mas, como todo bom profissional de marketing digital, fica a dica: todo cuidado é pouco (e todo conteúdo é altamente compartilhável).

Link Bait de Celebridades

Quem nunca deu uma boa “googlada” naquele ator ou atriz do momento pra saber as principais fofocas do momento?

Se existe quem procura, tem que existir um conteúdo em seu blog falando sobre a vida pessoal, profissional, ou até mesmo aquela bomba que acabou de estourar na mídia.

Como inserir um link bait em meu site?

  1. Fique antenado na internet!
    Sites com o google trendsanswerthepublic ou mesmo as próprias redes sociais são grandes aliados na busca por conteúdo relevante.
  2. Tenha um site ou blog bem estruturado
    De nada adianta um trabalho épico para buscar conteúdos relevantes para link bait se seu site ou blog não estão prontos para recebe-lo. Seu site precisa ser rápido, bem estruturado e excelentemente hospedado.
  3. Crie conteúdo altamente relevante
    Escrever textos não é uma das tarefas mais fáceis, mas com o tempo, um pouco de prática e estudando as técnicas de COPY e SEO você vai virar um especialista! Ou você também pode contratar um redator para isso. (clique aqui para que eu te ajude a encontrar um redator que possa te ajudar!)
  4. Insira em seu site / blog
    Se seu site ou blog for em wordpress, basta você inserir seu conteúdo através do item POST. Meu site foi totalmente construído nessa plataforma e o processo foi simples (gastei menos de 8 horas arrumando tudo!)
  5. COMPARTILHE!
    Compartilhe seu conteúdo em todos os canais possíveis e imagináveis. Facebook, Instagram, LinkedIn, E-mail Marketing, Whatsapp dentre outros. Esta é uma excelente forma de tornar seu conteúdo viral e gerar a oportunidade de Link Bait.

Conclusão

Um bom conteúdo, divulgado na hora certa, no meio digital certo, com certeza trará bons resultados para seu link bait!

Agora, se esse conteúdo foi útil, eu, Thiago Regis, vou pedir para que você link minha página em alguma matéria em seu site ou compartilhe em suas redes sociais!

Vamos nos ajudar a criar relevância para nossos conteúdos!

 

Thiago Regis

Thiago Regis

Formado em Design Digital, empreendedor por vocação. Influenciador e mentor em estratégias de Marketing Digital para empresas, consultor e palestrante, atuando em diversos nichos do empreendedorismo, design e marketing digital.

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Sobre mim

Formado em Design Digital, empreendedor por vocação. Influenciador e mentor em estratégias de Marketing Digital para empresas, consultor e palestrante, atuando em diversos nichos do empreendedorismo, design e marketing digital.